quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cash vs Torneios

Boas,

Estou a pensar seriamente deixar de jogar cash. É verdade que é o melhor para gerar VPP's, mas ultimamente não me têm corrido nada bem :(. Acabei por perder uma banca generosa, e neste momento estou completamente entregue à variância. Daí ter de reflectir qual será o melhor caminho?
Nos cash's 6-max há cada vez mais regulares. Contudo acho que cometem bastantes erros, o facto de perceberem muito bem o jogo acabam por se tornar demasiado LAG. E ai esta o problema, eu gosto de jogar uma enorme quantidade de mãos também. E como devem saber, a melhor receita para jogar contra LAG'S é ser TAG, eu por outro lado continuo a fazer o meu jogo.
Ser LAG é sobretudo ganhar muitos pequenos potes, agora imaginem tentar faze-lo numa mesa onde estão outros 2/3 Loses mas muito mais agressivos. Se dás raise 2,5BB nas primeiras posições é 80% certo que leves uma 3-bet enorme. Por vezes, ainda existem 4, 5 bets até teres poder de decisão outra vez.
Acredito que a melhor solução seria jogar realmente TAG. A ideia "eu sou melhor que estes gajos, tenho de ganhar" é um erro. Faz-nos ser LAG demais para ganhar cada pote, até que facilmente perdemos a credibilidade na mesa.
Entre aproveitar o erro ou provocar o erro, o mais lucrativo é seguramente aproveitá-lo, e isso por duas razões. Primeiro, corres menos riscos e podes jogar em bem mais mesas. E segundo, porque quando tentas provocar é muito fácil o "feitiço virar-se contra o feiticeiro", para além de o facto de estarmos completamente entregues à variância.
Durante muito tempo, fui LAG -ainda continuo a ser- e isso deu-me enormes "skils" pos-flop. Melhorei de forma gigantesca a minha capacidade de ler as situações e tirar proveito da fraqueza. Nos melhores momentos, conseguia calls enormes nuts vs bottom pair e folds de mãos muito fortes. Isso na verdade era tremendamente motivante, alias melhor dizendo, era perigosamente motivante. Elevava-me o ego e acabava por "baixar as defesas".
Agora chegou a altura de ser mais Tight. Vou jogar poucos grandes potes com grandes mãos e tirar o máximo de cada um. Os micro-stakes estão cheios de "phil iveys" e "dwans", pelo que por norma ao levar uma 3-bet enorme, o adversário vai pensar que o queres "outplay" e não respeita o teu raise.
No entanto, já tentei alterar o meu estilo e nunca fui bem sucedido. Acabo sempre por voltar a ser LAG, talvez porque é um estilo que gere muita acção e estás constantemente a jogar. Enquanto ao tentar ser Tight, tenho de perder toda a "sede" por acção e conformar-me com uma liberdade criativa muito limitada. Para facilitar esta passagem de LAG para TAG, vou desenhar umas tabelas sobre que mãos jogar em determinadas posições e segui-las à regra.

No que diz respeito a torneios. O meu estilo de jogo é muito TAG, e ultimamente até me tenho dado bem. Cometo poucos erros, e 80% das situações em que estou all-in sou favorito. Evito os coin flips, só em situações em que sou short-stack e já há boas quantidades de fichas no pote. Foi assim que fui premiado com tickets em 4 dos 5 torneios que joguei para o WBOOC.
Penso seriamente em me tornar grinder de MTT's, mas não posso faze-lo já. Vou ganhar alguns FPP'S, para cima de 2k troca-los por T-money e investir nos torneios. É uma forma de não arriscar a banca e habilitar-me a grandes prémios.


Boas Cartas,
Pedro "pvieira91" Vieira



Nenhum comentário:

Postar um comentário