terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dia 1- Dissecação de algumas jogadas

Boas,

Hoje "escrevo o dia de ontem", que não correu como planeado. Não tive lucros... Esperava conseguir ter uns lucros de cerca de 20$, mas a verdade é que a coisa não foi linear.

Decidi jogar cash game em 7 mesas, ao fim de 2 horas tinha prejuizo de 15$. Tive algumas bad beats, lembro em particular de uma jogada. Tinha A-K o vilão tinha A-Q, no flop vem A-K-3, dou raise, o vilão da call. No turn, sai um Q, acabamos all-in... ja devem imaginar. Sim, no river vem outra Q e o vilão ganha. Custou-me um bocado, visto que era a mesa onde já tinha duplicado para 9$. Foi um pote de 19$ que tivesse caido para mim e ficaria com lucros.

Foi então que decidi tentar salvar o dia com sit&go's. E salvei mesmo... Consegui ganhar cerca de 13$ na junção do varios torneios que joguei. Fiquei com 111$ e foi um dia em branco. Foi importante conseguir escapar de um dia vermelho, quando vinha jogando concentrado.

Penso que este dia foi muito importante. Ponto assente, não podemos ganhar sempre. Essa é uma máxima do poker, aqueles que pensam que a poder contornar estão redondamente enganados e em nada conhecem o fenónemo. Lembro-me de dias em que perdi mais de 50$, normalmentes eram dias em que não estava nada concentrado, não jogava o meu poker e "jogava por jogar". Geralmente acompanhavam dias de levantamentos. Mas nos dias seguintes, depois de periodos de reflexão, melhorava a minha banca de forma entusiasmante. Cheguei a ganhar cerca de 80$ em apenas de 2horas, jogando cash games de 0,05-0,10$ em várias mesas.

Portanto, em mim ainda persistia a dúvida: "Será que a jogar concentrado ganharei sempre?". Pois bem, não... Repito NÃO. E ainda bem que não, para além de descer a Terra, evito garantidamente os dias em que "decido" dar dinheiro... Sabendo da dificuldade de triunfar, nunca mais irei facilitar.

O meu estilo de jogo tem sido muito Loose Agressive. Cerca de 70% das vezes tenho prejuizos entre 0,5h-1h, mas quando a minha imagem de Bluffer passa para todos na mesa, começo a ganhar. É impressionante, os call's que recebo. Não foram poucas as vezes, pois se fossem até sabia quantas eram, em que deram call com K High... A estratégia é para manter, tenho é de melhor a C-Bet. Tenho de estudar melhor quando a fazer e por quanto. É importante saber a "escala das apostas", acabei de inventar o termo :). Para mim, "escala de apostas" consiste no grupo de apostas que fazem exactamente o mesmo. Exemplo: Dou raise pre-flop, apenas o big blind dá call. Não dou hit no flop, o pote esta em 60. A board "pede" uma C-Bet - não tem cartas perigosas -, mas quanto apostar? Normalmente as c-bets são cerca de 50% do pote, mas aqui parece-me pouco. Aposto 40, 45, 50? Na minha opinião, apostar 40 tem exactamente o mesmo efeito que apostar 50, portanto para que apostar 50? Não estamos propriamente numa situação em que queiramos aumentar o pote, queremos é ganhar já ali e controlar o tamanho do pote em caso de call. Por isso devemos apostar o minimo possivel mas que seja suficiente para atirar o vilão fora do pote. Não sei se fui muito explicitio, em suma, "escala de apostas" são os diferentes grupos de apostas que têm o mesmo significado. Por outro lado, caso tenhamos 10-K e a board seja A-Q-2-8-J, devemos apostar o máximo possível que receba call do oponente. Devemos fazer uma "value bet", é dificil calcular o valor máximo mas através da imagem do outro jogador, da imagem que ele tem de nós e o valor do pote chegamos lá com maior ou menor facilidade. Exemplo, na situação acima (10-K), o pote esta em 350, temos dado uma imagem muito LAG enquanto o nosso adversário - que vem apostando desde o river - demonstra ser muito tight. Como estamos no Button somos os ultimos a falar, o vilão contrariamente ao flop e turn decide passar - percebeu o draw e tenta controlar o valor do pote. Este river acabou de nos dar "nuts" e estamos perante o dilema de quanto apostar. Eu apostaria 275, face a imagem do nosso adversario ele provavelmente tenho um AS forte e é quase obrigado a dar call. Mas não descarto a possibilidade de um "mega raise", apostar cerca de 500, mas isso depende de quanto loose agressive somos, ou melhor, pensam que somos. Existe também a possibilidade de apostar cerca de 100 e esperar um raise. É possivel que o vilão sabendo que somos agressivos, tentar fazer um check-raise, alias o J pode lhe ter dado dois pares. E nessa situação, check raise, tiramos o valor máximo possivel. Muito provavelmente acabariamos all in, o vilão daria um raise para cerca de 400, e nós diriamos a palavra "mágica", ALL IN, e o vilão estaria "pot commited", dando obrigatoriamente o call. Caso tivessemos dado a value bet, o vilão 80% das vezes ficaria pelo call e perderíamos um grande oportunidade de maximizar os lucros. É disto que é feito o Poker, ganhar o máximo com boas mãos e perder o minimo com mãos mediocres. Perceber a escala de apostas, a posição, o adversário, a imagem que têm de nós são factores que decidem o sucesso. Este é o meu conselho, ao que disse antes juntem Disciplina, alias juntem 5x disciplina, não importa o "quão bom" somos, se somos indisciplinados. Fazer uma grande gestão de banca, jogar muito concentrado, em ambientes calmos, esquematizar um horário, adaptarmos-nos a mesa vão fazer de nós vencedores. Acreditem, no poker, por cada vencedor há muitos perdedores. Mas não devemos atribuir à sorte o fardo, devemos sempre responsabilizarmos-nos e pensar no que fazer para melhorar, estudar a jogada menos boa, perceber a jogada de "génio" e adaptar o nosso jogo.

Hoje vou jogar mais uns cash's e a ver vamos como corre, talvez acabe também por jogar sit&go's de 3$ 9max.


Saudações,

Pedro "pvieira91" Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário