segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ser pequeno nas pequenas coisas

Nunca poderia prever esta situação depois de tão bom começo. Cheguei a estar cerca de 14BI up nos primeiros dias deste mês mas, por incrível que pareça - ou não - encontro-me agora down. É claro que tenho toda aquela treta do rakeback, promo bla bla e que estou um pouco up.


A que se deve?
  • Jogar um estilo mecânico;
  • Não me adaptar;
  • Não desistir;
  • Desconcentrações e ambiente desorganizado.

Sinto-me um bocado parvo com esta conversa. Estar para aqui a lamuriar-me por não conseguir bater nl10, limite esse que jogo durante quase 1 ano e já bati várias vezes. Lembro-me de quando estava na biblioteca do ISEP a estudar FISAP (Física Aplicada em Eng Informática). Uma matéria fácil aplicada em exercícios simples que eu já tinha dado no 12ºano. Olhava para o lado e via pessoas a estudarem física claramente mais complicada entusiasmadas em resolver problemas difíceis. Senti-me pequeno. Sempre vi-me como uma pessoa inteligente e capaz de conseguir tudo. Fosse onde fosse quando me dedicava conseguia atingir os meus objectivos. Mas, ali estava eu, a fazer exercícios que os sabia resolver antes de os ler. A desejar obstáculos difíceis sabendo que para isso só teria de os querer. A querer tanta coisa mas ao mesmo tempo a resolver aqueles exercícios da treta. Creio que seja por isto que eu ainda jogo os mesmos limites que há um ano. Sei da minha capacidade, atingi resultados concretos mas afasto a abordagem mais racional e motivante. A sensação de poder é na verdade o nosso ponto fraco.

Por tudo isto, tenho de promover um ponto de viragem na minha abordagem às coisas. Relativamente ao poker, vou esquematizar e ser rigoroso com as minhas sessões. Encontrar situações que me afastam do jogo EV+ e ser capaz de terminar a sessão independentemente do profit.

Já agora, para os mais experimentados. Se possível comentem este post com as vossas dicas de como maximizar a concentração durante uma sessão, de quais os melhores horários e outros aspectos que foram importantes da vossa maturação no poker. Obrigado a todos!

Pedro Vieira



2 comentários:

  1. Para se ser um bom jogador de poker ou de qualquer outra modalidade, é preciso dedicação e disciplina. Se apenas grindarmos até podemos não piorar o nosso jogo, mas não acompanhamos o jogo daqueles que se dedicam ao estudo e passamos a ter apenas edge sobre os fish's.
    Acredito que seja apenas um simples downswing que todos os jogadores têm, e aí entra a disciplina para conseguir não perder mais do que se ganha num upswing. Temos de ser capazes de identificar se realmente o downswing é porque estamos a alterar a nossa forma de jogar abrindo ranges, mandando poucas cbets...(que por vezes acontece após algumas perdas, tornando-as cada vez maiores) ou se realmente estamos super under ev e temos consciência que temos tomado decisoes certas, e aí não resta muito fazer, apenas descer de stake quer por forma de segurança ou porque a banca assim o começa a exigir.

    Quanto a tentar maximizar o valor de uma sessão, gosto se tiver tempo antes jogar uma partida de xadrez ou algo que estimule o raciocínio. Quanto ao jogo, tenho por hábito desligar completamente a televisão no início da sessão, já sei que me vai distrair e o EV varia bastante consoante a atenção que estás a dar ás mesas...

    Cumps
    DORSIGUER

    ResponderExcluir
  2. agora que jogo sem pressão de ganhar dinheiro, completamente por gozo, sei que assim é que é realmente EV+!
    Comecei 2011 a jogar NL2 e cheguei a agosto a jogar NL25... mas como andava pressionado para ganhar dinheiro, andava sempre numa luta constante contra mim e contra o poker...

    Comecei a trabalhar, e comecei a banca do zero sem qualquer pressão, apesar de estar em NL2 sei que estou a jogar 10x melhor do que jogava.

    BTW... o meu conselho é que tires a pressão do dinheiro e do grind e que jogues por prazer!

    claro... estuda tb :)

    Abraço

    ResponderExcluir