terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dia Negro - Reflexão

Depois de tão negro dia tenho muito que refletir. Pensava que não mais voltaria a perder desta forma, foi chicoteado por bad beats como nunca antes me acontecera. Estava de tal maneira mal preparado que acabei bloqueado mentalmente. Deixei de racicionar e passei a reagir a impulsos, tentar ao maximo minimizar prejuízos quando todos viam o quão impossivel era. Sei que poucos conseguem reagir nestas alturas, alguns perdiam ainda mais, outros mais realistas paravam e descansavam. Eu simplesmente não era eu... era alguém que selvajamente reagia na tentativa de sobreviver.
Como é que me foi acontecer isto? Perder mais de 50€ num dia... Dia de muito azar, acontece a todos devia ter simplesmente parado. Muito pouco tempo de sono, dormi apenas 4 horas e dividas em 2 partes. Logo agora que tinha atingido earnings positivos - segundo pokertableratings - depois de ter estado down 209$. De novembro para cá tinha conseguido subir 209$ + 264$ + ganhos torneios (+/- 100$), sendo que em Dezembro pouco havia jogado...
Agora só voltarei a jogar daqui a dois dias e depois de umas boas horas de sono. Jogarei em duas mesas, e apenas caso me sinta a vontade, abrirei uma terceira. Não me importa o rake que devo gerar, mais importante será conseguir estabilizar o meu jogo. Tenho de melhorar muito na forma como abordo as mesmas mãos em diferentes posições, e os re-raises "estupidos" bluffs têm de acabar. Hoje dei muitos 3-bets até 4-bets quando sabia que não havia hipotese de roubar o pote, há muito que não me acontecia, espero que tenha sido do sono.
A forma como joguei hoje foi completamente horrível, ao nível de um miudo inconsequente e mimado. Sinto-me realmente mal, muito mais pela maneira como joguei do que pelos prejuízos. Até porque, na primeira sessão de hoje - perdi 30€ - estava calmo e sereno, sabia claramente que não estava a jogar mal, apenas tinha levado umas bad beats muito, mas muito fortes.
No entanto nem tudo é mau, os meus objectivos começariam como se tivesse começado do 0, e a verdade é que tive 60€ de partida. Portanto, tenho de me acalmar, estabilizar e so depois pensar em gerar VPP's. Tentarei uma média de 3€/hora por mesa. Nada esta perdido, sabia que um dia destes viria, é melhor que seja já para me preparar mentalmente e evitar novas situações. Se estabelecer metas conseguirei parar e prever más situações. Quando atingir certo score negativo devo imediatamente parar, assim como, ao conseguir lucros excelentes devo abrandar e apenas jogar com metade os lucros.
Isto do poker é muito psicológico... Temos de ser forte para sermos vencedores. Em micro-stakes são muitos os mal-preparados e maus jogadores. Eu tenho apenas a obrigação de "arrancar-lhes" o mais possivel. Em vez de provocar situações de risco, devo é esperar calmamente pelos erros. Ganhar o mais possivel com boas mãos, perder o minimo possível com mãos "traiçoeiras". Cada pote é quase uma guerra pessoal que levo até ao limite, isso simplesmente não pode voltar a acontecer. Calmo, sereno, as oportunidades chegarão.Posso manter o meu estilo LAG, dar raises 2,5BB "any position" com suited-connectores ou pockect-pairs. Tenho é de jogar de forma mais segura e menos extravagante.
Hoje fiquei com a enorme sensação que devia renunciar ao poker (mais uma vez). O nosso bem-estar, o nosso humor, motivações até, dependem da forma como nos corra o "jogo". Chegamos a ser bonecos do acaso... Não fossem alguns bons resultados e muitas contas que já fiz, deixaria o poker. Isto chega mesmo a ser perigoso, não sei mais se controlo o poker, ou este me controla. Preciso de endurecer para aguentar e manipular a pressão, sou mesmo obrigado a ter tudo organizar e esquematizado. Não mais devo ser o reflexo de um jogo que não tem importância nenhuma! Repito, nenhuma! apenas permite ganhar algum dinheiro.
Se conseguir "apanhar de novo o comboio", terei profit+rakeback suficientes para comprar um "carrito" nas férias de verão.
Bem, já estou muito mais "aliviado" depois deste turbilhão. Amanhã estudarei muito o meu jogo e o que devo melhorar, vou dissecar muitas jogadas e tentar ao máximo melhorar as skils de leitura do adversário.
Já quase a acabar, comprometo-me a doar, pelo menos, 15% dos lucros á solidariedade. Provavelmente não será muito, mas o gesto em si valera muito, espero que mais jogadores façam o mesmo. Não doarei por doar, vou analisar instituições não muito conhecidas mas importantes que realmente precisem.


Cumprimentos,
Pedro "pvieira91" Vieira

02/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário